Blog de Notícias

Quer Aprender A Programar?

Quer Aprender A Programar?

Quer Aprender A Programar?

Quer Aprender A Programar?

Primeiramente quero me apresentar e dizer um pouco sobre minha pessoa. Sou Alexandre Ferreira, sou desenvolvedor web e trabalho no ramo de TI a mais de 15 anos.

Atuo desenvolvendo sites, e-commerces e sistemas de alto nível em PHP, HTML, CSS, JAVASCRIPT.

 

Conhecendo As Vantagens De Ser Um Programador.

Com o passar dos anos as tecnologias tornaram pessoas comuns em desenvolvedores, pela praticidade e facilidade de lidar com o código, logo veio também a facilidade de se estudar conteúdos inteiros, completamente Online e Grátis. Por tanto se você acha que ser um programador é coisa de nerd, preciso te dar uma boa notícia, hoje em dia não é mais!!

A maior vantagem de ser um programador está na prática de poder trabalhar em casa, no sistema HomeOffice, assim você uni trabalho e o conforto da sua casa, em uma coisa só. Existem várias outras vantagens,  retorno financeiro é muito bom, a facilidade de achar documentações das tecnologias aprendidas, o alto impacto social que um programador pode realizar, se vir a criar algo significativo e relevante. Bom existem infinidades de vantagens, mas não vou citar todas é claro.

Conhecendo As Desvantagens.

Na verdade só consigo imagina uma, o alto volume de tempo aplicado do seu dia. Para ser um programador com um conteúdo relevante, você precisará ter ciência de uma coisa. maior parte do seu tempo agora pertence a sua carreira.

 


Alguma Noção De Por Onde Começar!!

Eu considero uma das maiores dificuldades de uma pessoa que está querendo aprender a programar o fato de não saber por onde começar. Mas como eu criei esse Artigo para te ajudar, acredito que essa dificuldade você não terá.

Basicamente começar a programar é literalmente resolver problemas. Então tenha em mente uma coisa, agora você precisa resolver qualquer problema que vier a sua cabeça, até mesmo coisas do cotidiano, assim já estará iniciando seu treinamento em lógica de programação.

Bom agora você deve procurar um curso sobre ALGORITIMO, no YOUTUBE você irá achar milhares de cursos referentes a isso, ahhh, uma dica. Todos os cursos do Gustavo Guanabara são de extrema qualidade e aprendi muito com eles.

Bom se você já saca um pouco de ALGORITIMO, agora já é hora de escolher uma linguagem para você focar seu início de carreira. Bom eu comecei com PHP e estou com ele até hoje de tanto que amei essa linguagem. Mas você pode começar com JAVA, C#, Phyton, etc... 

Existem Infinidades de linguagens, mas aconselho começar por uma linguagem mais aprofundada na WEB, podendo ser PHP ou JAVASCRIPT. Com isso vamos aos sites que vão te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essas duas linguagens.


AJUDA COM O JAVASCRIPT E O PHP.

Para as duas linguagens vou aconselhar um site muito bom, a W3SCHOOLS, lá você vai encontrar toda documentação de ambas. Claro que a documentação não vai ser um meio de aprendizado muito efetivo neste momento, já que você está aprendendo.

Mas Existem milhares de vídeos no YOUTUBE, e você também pode contar com minha ajuda, aqui no Portal. Se quiser sempre conversar comigo, pode se cadastrar e fazer perguntas no Chat ou em qualquer Artigo.
 

Bom agora vamos saber um pouco do requisitos necessários para aprender qualquer uma das linguagens que citei acima. Você tem que está pelo menos com o conhecimento básico de HTMLCSS e Apache / Mysql. Deixei o link de cada um para que comece ainda hoje, 

assim você já vai cumprir os requisitos para começar a ser um bom programador.


Conhecendo Algumas Nomeclaturas Da Programação.

  • Estrutura (Todo conteúdo que compõem o sistema.)
  • Front-End (Parte Visual do sistema, aonde as modificações são diretamente percebidas visualmente - Lida geralmente com a parte Cliente)
  • Back-End (Parte Por trás de tudo, aonde nem toda modificação é percebida - Lida geralmente com a parte Servidor)
  • Full-Stack (Engloba o Frontend e Backend)
  • Desenvolvedor WEB (Profissional focado em sistemas WEB).
  • IDE (Software usado para a prática da programação, aonde é escrito o código).
  • Editor de Texto (Digitação do código)
  • Framework (Sistemas ou Aplicações que ajudam a padronizar ou facilitar uma certa linguagem)

Dicas De IDEs.

  • Sublime Text 3
  • Visual Code
  • PHP Storm
  • NotePad++

Dicas de Estudo.

Para estudar programação procure sempre manter um padrão de horários, vou deixar a maneira que aprendi e que pelo menos para mim, foi satisfatório.

  1. Estude 3 Horas por dia (Não somente olhe, mas abre a IDE ou Editor e coloque na prática)
  2. Pratique durante o estudo tudo indicado pelo professor do curso em questão.
  3. Aplique 2 horas para praticar sem ajuda da internet, mesmo errando, você precisa saber como está sendo seu desenvolvimento cognitivo.
  4. Nunca copie e cole.
  5. Sempre repita o código até você aprender como se faz.
  6. Não passa para próxima aula se ainda não tem absoluta certeza que aprendeu a aula atual.
  7. Beba bastante café (kkkkkk, essa é zoa, mas porém uma realidade .. kkk)
  8. Pense como programador (Na rua, escola, trabalho, pense como programador, com lógica e tentando resolver cada dificuldade com sua própria mente)
  9. Descubra um lugar bem tranquilo para você estudar.
  10. Aprenda primeiro uma tecnologia, para depois aprender outra.

Plataformas Para Ganhar Dinheiro Após Aprender A Programar.

  1. Workana
  2. Prolancer
  3. 99Freelas
  4. Freelancer

Considerações Finais.

Bom agora é com você, comece ainda hoje a revolucionar sua vida, e seja um desenvolvedor de sucesso, no que depender da minha ajuda, estarei sempre aqui e estou disposto a ajudar no que for preciso, minha meta é: Ajudar o máximo de pessoas que eu puder.

Fique com Deus, e saiba que sucesso é uma decisão!!